sexta-feira, 4 de maio de 2012

Sábado, 5 de maio, a maior Lua Cheia do ano

Photo by Henrique Feliciano Silva
  

No próximo sábado, dia 5 de maio, vamos poder observar a maior Lua Cheia do ano.



 



O movimento da Lua à volta da Terra é elíptico. Quer isto dizer que o nosso satélite não está sempre à mesma distância da Terra. Quando a Lua passa no ponto mais afastado do nosso planeta, o apogeu, está a cerca de 405 mil quilómetros de distância. No perigeu, o ponto mais próximo, está apenas a 363 mil quilómetros.

No dia 5 de maio, a Lua vai passar pelo perigeu ao mesmo tempo que é Lua Cheia. Neste dia, a Lua vista da Terra parecerá 14% maior e 30% mais brilhante. Mas será esta diferença perceptível?

A NASA recomenda as pessoas a olharem para o céu durante o nascimento da Lua. Por motivos que ainda não são totalmente compreendidos pelos especialistas, mas possivelmente estarão relacionados com a ilusão de óptica, durante o seu nascimento a Lua parece especialmente maior.

No dia 5 de maio em Lisboa, a Lua vai nascer às 20 horas e 9 minutos e irá pôr-se na madrugada de domingo às 5 horas e 47 minutos. No Porto, o nascimento ocorrerá às 20 horas e 12 minutos e o ocaso será às 5 horas e 40 minutos. Para mais informações sobre Lisboa no facebook clique aqui



1 comentários:

  1. Tomorrow the Largest Full Moon of the year can be seen from Lisbon, weather holding on!

    ResponderEliminar

Blog views

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Web Hosting Coupons